PostHeaderIcon O Pan e o Campeonato Espanhol (parte II)



Vou pedir licença ao Marco para fazer uma continuação ao ótimo texto que ele escreveu abaixo sobre a compra de direitos de transmissão por parte das nossas TVs e a cobertura do Pan-Americano principalmente por parte da Record. Ia escrever um comentário no texto dele, mas seria muito grande, então vamos a uma segunda parte…Basicamente concordo com o que ele disse nos dois temas mas gostaria de fazer algumas ressalvas. logo espn

No caso da ESPN, de fato, foi bom para o canal conseguir manter as principais ligas de futebol da Europa. No caso do Alemão e do Italiano os direitos são da FOX mas foram sublicenciados para o “canal Disney”. O Campeonato Inglês continuará com as duas emissoras nesta próxima temporada. Mas teremos possivelmente ainda neste ano uma disputa pela transmissão do torneio da terra da Rainha, valendo a partida da temporada 2016/2017. E aí a Turner (Esporte Interativo) pode entrar com mais força, até porque a situação para o canal “meio tv aberta, meio tv fechada” continua ruim. Nos fins de semana, tirando as Séries C e D, não há muita coisa para ser exibida. Sendo que o campeonato da terceira divisão nacional não é exibido nas parabólicas. Ou seja, resta a chance de adquirir o torneio inglês, até para dar uma satisfação para os fãs do canal. 

(Aliás abro um parênteses; para quem tem apenas parabólica, já é possível sentir um abandono por parte do canal que dizia ser para todos. O Esporte Interativo não tem transmitido ao vivo nem mesmo os jogos da Champions Cup, torneio de pré-temporada dos principais time da Europa. Vamos ver até quando o discurso de coitadinhos do EI vai continuar sendo usado, pois para quem assiste o canal e não tem como pagar para vê-lo na TV por assinatura, ele já não vale nada, pois esse público inicial do canal já foi abandonado).

Mas mesmo conseguindo adquirir os campeonatos nacionais europeus, a ESPN perdeu o principal torneio (Champions League) e fundamentalmente sua qualidade em termos de comentários ligados ao futebol (fato que já comentamos muito por aqui e falaremos mais em outra ocasião) e também a sua diversidade. A emissora praticamente vive apenas de Bate-Bola e Sportscenter o dia todo! Por mais que se critique o Sportv (muito por birra em relação à Globo) ele é o canal ESPORTIVO de maior qualidade no Brasil hoje em dia. A ESPN e também a FOX são, basicamente, canais de futebol e que, se sobrar tempo, falam de outros esportes. O Sportv, mal ou bem, dá mais espaço a outras modalidades e a cobertura do Pan dá a medida disso.

*****

Em relação ao torneio poliesportivo, assino embaixo em relação ao que o Marco disse sobre a Record. O discurso vazio da emissora foi ainda mais exposto com a cobertura pífia da competição realizada em Toronto. Mas uso um pouco DESTA coluna do Mauricio Stycer no UOL para comentar sobre o tema.

O colunista lembra de um certo exagero na cobertura do Pan passado em 2011 no México. Penso que o exagero que deve ser comentado é o excesso de oba-oba, fato que Stycer cita no texto, que a Record faz (e as emissoras abertas de modo geral também fazem) quando de alguns bons resultados dos brapan americano 2015 bola paradasileiros, mesmo em uma competição de nível técnico tão discutível como o Pan-Americano. O “exagero” de cobertura da Record em 2011 pode ter sido no discurso, mas em termos de exibição lembro muito bem de uma coluna do Marco no blog Tevezona, em que já havia a reclamação de alguns pelo fato da “emissora olímpica do Brasil” sonegar muitas provas importantes da competição. Talvez a cobertura de agora seja ainda pior e reserve ainda menos espaço a muitos eventos, mas essa tendência de busca pela audiência por parte da Record não vem de agora.

O grande absurdo, como já falamos algumas vezes aqui no Bola Parada, é a Record praticamente não falar de forma séria de esporte olímpico por quase 2 anos e só se lembrar que ele existe de fato na hora da grande competição. Até a Rede TV!, dentro de suas limitações e falta de qualidade, colocou um espaço nas tardes de sábado para poder mostrar algumas competições de vôlei e basquete. Nem isso a Record fez, com todo o poder financeiro que possui. Querer cobrar audiência depois de não criar uma cultura esportiva nesses anos todos em que transmite, mal e porcamente, algumas competições, fica bem complicado.

Mauricio Stycer também fala da dificuldade de qualquer emissora em criticar um evento que a própria emissora transmite. Vejo essa dificuldade maior na TV aberta, ainda que na TV fechada, a FOX coloque sempre a Libertadores como algo acima de tudo e de todos…Mas o que o colunista disse é verdade. O exagero em querer se elogiar e tentar colocar algo como “exclusivo” em nada engrandece qualquer torneio. Mais importante é transmitir de forma decente, coisa que a Record não faz nem de longe.

Share Button

6 Respostas para “O Pan e o Campeonato Espanhol (parte II)”

  • Marco disse:

    Acho que só os muito desinformados esperavam ver a UCL, ou grandes torneios internacionais, numa parabólica aberta. Isso nunca irá acontecer. E parece que o E+I gosta dessa desinformação, não explica claramente aos telespectadores que o sinal aberto ficará com o resto do resto do resto. Ou será loteado e com 90% do horário alugado.

    Sobre a Record, praticamente só estão exibindo futebol, vôlei e ginástica. E só da seleção brasileira. Pra quem criticava tanto a Globo…

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    A desinformação realmente é bem clara; até agora não vi o EI falar DE FORMA BEM INCISIVA que NÃO VAI exibir a UCL nas parabólicas. Quem vê as propagandas acha que os jogos serão exibidos por lá normalmente…Se não estão passando nem os jogos da pré-temporada…E não explicam que existe diferença entre os direitos de TV aberta e os de TV paga.

    Olhei exatamente isso; a Record por exemplo não passou ao vivo a medalha da Etiene Medeiros, primeira mulher brasileira a ganhar o ouro em um Pan. Fica na ginástica, talvez pelo aspecto visual, e no futebol e no vôlei pelo fato de ter chance de ganhar. Para quem falava mal da Globo a Record tinha a OBRIGAÇÃO de fazer melhor e diferente.

  • Ramon disse:

    Enquanto isso, ninguém da FOX critica o regulamento bizarro do campeonato Argentino, com 30 TIMES E 58 RODADAS!

    Naturalmente, é mais conveniente para eles anunciarem, com toda a pompa, a aquisição dos direitos do Campeonato Belga…

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    É um bom exemplo Ramon, a FOX faz o mesmo com a Libertadores, não critica muito as mazelas do torneio, que é vendido como quase perfeito. Essa confusão entre quem tem os direitos de transmissão e criticar o evento é algo complicado, mas que deveria pender para o lado do jonalismo. Mas geralmente ele é o elo mais fraco da corrente

    Certamente a FOX vai passar um ou outro jogo do Campeonato da “ÓTIMA GERAÇÃO BELGA” (pena que a maioria dela joga fora do país,rs…). Estranho que a FOX comprou para o mundo inteiro o Campeonato Holandês, mas a emissora daqui do Brasil não quis e o repassou quase que de graça para a ESPN. Agora vai e compra um torneio de qualidade similar ou até inferior…Possivelmente é uma ação que visa impedir o crescimento da Turner por aqui.

    Justiça seja feita ao EI; eles até estão transmitindo alguns jogos da Champions Cup (pré-temporada) na parabólica; ontem passaram o do Barcelona por exemplo; mas não transmitirão todos e não explicam claramente o porque disso, o que continua a ser lamentável.

  • FABIOTV disse:

    Olá, tudo bem? O locutor oficial da Record, Mauricio Torres, morreu no ano passado. E a Record não conseguiu contratar até agora outro profissional de “bom calibre”. Já comentei no meu blog sobre a cobertura da Record. Pífia, pífia… Abs, Fabio http://www.fabiotv.zip.net

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    Acho realmente que a Record não tem um narrador top Fabio. Falta alguém na função mesmo. Mas o problema maior é a postura de falso apoio ao esporte e o espaço ridículo que a emissora dedica ao evento. Concordo com o que você escreveu também.


  • Enquete

    • Qual clube corre mais risco de rebaixamento?

      Veja Resultados

      Loading ... Loading ...