PostHeaderIcon Ganso, Pato e o “Moedor de Jogadores”



“Moedor de jogadores”. Essa expressão cunhada pelo Arnaldo Ribeiro da ESPN Brasil define bem o São Paulo Futebol Clube nos últimos anos. O clube tem queimado muitos atletas que poderiam render mais ao clube dentro de campo. Com alguns maus resultados e uma certa pressão de parte da mídia, a torcida “pega birra” desses jogadores, a diretoria não sabe avaliar e alguns são desprezados de forma tosca. jj são paulo bola parada

Casemiro, Cícero, Jadson e alguns outros poderiam ter ficado no clube. São melhores que muitos do atual plantel e saíram de forma burra; sei que Jadson tinha o contrato por terminar no fim de 2014, mas faltou visão ano passado para tentar renovar com ele, ou mesmo vendê-lo no fim de 2013 e fazer uma boa reposição na posição.

Mesmo com jogadores que ainda permanecem no elenco existem algumas incoerências. Cañete e Clemente Rodríguez são jogadores que poderiam ser mais usados; tiveram pouquíssimas chances e hoje sofrem com um certo ostracismo no elenco. C.Rodríguez por exemplo: só um péssimo desempenho nos treinos justifica o fato dele não jogar em um time em que Paulo Miranda e Reinaldo têm mais chances do que ele nas laterais. Pior que esses dois ele não é, pelo menos ele já jogou bem em alguns momentos na carreira, principalmente no Boca Juniors. Enquanto alguns tem chances de menos outros têm chances quase que eternas (Luis Fabiano por exemplo, mas sobre ele falo um outro dia…).

*****
Ao mesmo tempo em que “frita” jogadores o São Paulo hoje convive com algumas incógnitas. Ganso é uma delas. Não digo que ele não pudesse ir para o Morumbi; é um jogador que tem qualidade, talvez não tanta quanto se esperava dele, mas têm. Mas o fato é que o que foi gasto com ele foi exagerado e gera uma expectativa alta demais, e isso não está sendo bom para o clube, que já fritou outros jogadores para que PHG pudesse atuar. paulo henrique ganso bola parada

Pensando em teoria os comentaristas Tostão e Mauro Cezar Pereira possuem uma opinião com a qual concordo. Ganso poderia ser um armador vindo mais de trás, pensando o jogo e não necessariamente um meia para fazer tantos gols, até porque não tem essa característica tão latente. Poderia vir atrás de marcadores ao lado dele no meio campo, mais ou menos como a Juventus faz com o Pirlo. Quando digo marcadores, falo na velocidade e vontade, mas não digo que sejam jogadores limitados; basta ver que quem faz isso no time italiano são normalmente o Pogba e o Vidal, e ambos vem jogando demais.

As questões que ficam sobre isso são: O São Paulo tem jogadores para “proteger” o Ganso taticamente e ainda jogar e fazer o time ter velocidade? O Ganso conseguiria jogar assim? O Muricy tentaria algo dessa forma? Pelo visto as 3 respostas são negativas. E olha que escrevo isso depois do ex-santista ter entrado no jogo contra o XV de Piracicaba e ter ido bem, com 2 passes decisivos que resultaram em gol. Mas será que em um jogo mais pegado ele teria a liberdade de ação que teve ontem? Cabe ao jogador, ao treinador e também a diretoria pensar como utilizá-lo, pois o clube também não pode se desfazer de seu patrimônio por qualquer coisinha, caso tenha confiança real em seu desempenho.

*****

pato rogério bola paradaAlguém que ainda não é patrimônio do São Paulo, pois veio apenas por empréstimo do Corinthians, é Alexandre Pato. Se pode ir bem? Em um clube que vem com grande instabilidade, é difícil prever. Ainda mais porque a (talvez) principal crítica feita aos últimos times do Tricolor é a falta de vontade demonstrada dentro de campo e, convenhamos, Pato não é um jogador que notabilizou pela raça e entrega dentro das partidas. Se ele não mudar muito sua postura, dificilmente dará certo não só no São Paulo como em qualquer clube. Saber jogar ele sabe, o difícil é, hoje, apostar em um grande sucesso.

Mas como o “futebol é dinâmico” e muitos que já queriam Ganso fora do Tricolor já o querem de volta à Seleção (menos, claro…estou só exagerando), pode ser que, nas voltas que a bola dá, Pato consiga jogar no Tricolor. Mas para isso também precisa de um time que o ajude para isso e que o clube que o acolhe agora, não seja o primeiro a fritá-lo em fogo não tão brando.

Share Button

4 Respostas para “Ganso, Pato e o “Moedor de Jogadores””

  • Marco disse:

    Eu acho o caso do Jean emblemático. Foi desprezado pelo SPFC e virou solução no Flu.
    Sobre o Ganso pretendo escrever algo mais extenso.

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    Temos ainda o caso do Arouca, trocado pelo “intrépido” Rodrigo Souto. Tudo bem que o atual volante do Santos ainda rendeu algum $ para para o São Paulo, mas o prejuízo técnico foi grande também, assim como no caso do Jean. Citei os 3 exemplos mais recentes pois estavam no embrião do time do Ney Franco que venceu a Sul-Americana de 2012.

  • Muricy tem dois problemas pra resolver: como fazer Ganso e Pato voltarem a jogar como nos seus melhores dias? Ganso pra mim daria uma baita jogador de futsal onde o campo é pequeno não precisa correr tanto e pode dar seus belos lances,pra futebol profissional é lento e nem num time bem protegido e jogando a lá Pirlo daria certo,Seedorf no Bem Amigos deu a letra….

    Pato é um caso emblematico,será que foi tudo ilusão da imprensa e da torcida? Será que ele não é o craque que pintavam? Pq no Milan até as lesões o pegarem,ele rendia e deitava e rolava e agora no fraco futebol brasileiro não rende? Pato parece não gostar de jogar futebol,parece fazer por obrigação…..

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    Fernando, acho que se analisarmos que ano passado o Ganso até que se contundiu pouco; sendo assim ele pode, tendo um time que possa fazer a bola correr para ele lançar, ir melhor. Ano passado ele até teve bons momentos.

    Talvez, como no caso do Pato, a expectativa criada em torno de “novos gênios” possa ter sido exagerada, mas para “mercado interno” eles ainda têm chance de serem úteis. Agora de nada adianta se os jogadores não quiserem se esforçar e o clube não dar a condição de tranquilidade para desenvolverem o futebol de cada um.


  • Enquete

    • Qual clube corre mais risco de rebaixamento?

      Veja Resultados

      Loading ... Loading ...