PostHeaderIcon O Jornalismo Seletivo



Não gosto de muitas coisas no canal Esporte Interativo. Acho o estilo de abordagem do canal sobre muitos assuntos bem superficial e infantiloide. Não gosto de alguns profissionais que trabalham por lá, que parecem às vezes querer impor suas opiniões na base do grito e da falsa polêmica. Além disso o canal tem um DNA de “emissora de televendas” que prejudica muito a percepção das pessoas sobre o EI, que acaba não sendo levado a sério como poderia. Mesmo assim não tenho problema em reconhecer as boas iniciativas feitas por lá, quando elas acontecem. brasil handebol feminino bola parada

Um exemplo recente é a cobertura do Mundial de Handebol feminino que está sendo realizado neste fim de ano com o EI transmitindo com exclusividade. Apesar do tom extremamente ufanista quando dos jogos do Brasil (já tratei desse ufanismo no jornalismo esportivo neste texto), penso ser interessante o espaço dado para outros esportes (fora do futebol) não apenas na hora do “filé”, que para essas modalidades se dá no momento da Olimpíada. Além disso, para o EI que sofre com a falta de grandes eventos, é uma alternativa interessante de transmissão.

Mas o que tem me chamado a atenção é o completo desprezo por parte dos outros canais sobre a competição, que não é uma qualquer, é um Mundial. Além disso, o Brasil vem aparecendo bem no torneio e tem boas chances de conseguir um bom resultado, inédito na modalidade. Por parte da TV aberta já é até esperado esse péssimo tratamento a qualquer coisa que não seja futebol; a indigência na cobertura é algo corriqueiro. Me espanta porém é o desprezo por parte dos outros canais esportivos.

Não estou aqui dizendo que ESPN, FOX Sports e Sportv devessem cobrir de forma ostensiva uma competição da qual não possuem os direitos de transmissão. Nem também farei aqui o papel de “defensor” do EI, até pelas críticas que já fez ao canal e por achar que, se estivessem na situação oposta, possivelmente fariam a mesma coisa. Mas esse estilo “seletivo” de jornalismo que se faz presente num momento de briga acirrada por direitos de transmissão, me deixa extremamente receoso sobre algumas posturas.

Raros são os casos em que vemos uma emissora, a partir do momento que possua os direitos de algum campeonato, fazer críticas à organizadora da competição. A partir do momento em que isso não ocorre, quando tentam esconder os defeitos que muitas vezes saltam aos olhos, vemos que não existe aquela imparcialidade que muitos apregoam possuir. E aí penso que não existe “santinho” nessa história. Todos parecem mais preocupados em defender seus interesses e os interesses de quem os patrocina.

Soma-se a isso as atrações de gosto duvidoso que são oferecidas pelos canais esportivos, em detrimento de uma de bom nível, como esse Mundial de Handebol. Inúmeros torneios de pôquer, futebol de 7, “showbol” e outros menos votados são jogados em nossas TVs sem que aconteça uma seleção de qualidade do que é exibido. Parece que o que conta é ocupar horário e satisfazer alguns poucos organizadores endinheirados. Com isso no ar, é fácil dizer que você está fazendo “esporte 24 horas”.

Penso que tudo que é relevante merece espaço, de forma isenta e responsável. Os direitos de cobertura não deveriam determinar, de forma única, o quanto você deve liberar de tempo para alguma modalidade que demanda interesse ao público. Mas infelizmente esse cenário não deve se alterar tão cedo, o que conta é a seletividade do interesse financeiro, que faz com que o jornalismo também se torne algo bem variável e com várias verdades, o que é uma pena.

Share Button

6 Respostas para “O Jornalismo Seletivo”

  • Marco disse:

    Infelizmente essa é a regra QUASE geral. Cada emissora só olha para seu umbigo e seus eventos. Só abrem exceção em grandes eventos ou com clubes de massa. O resto é solenemente ignorado.
    Mesmo o EI comete tal erro. Eles viviam enaltecendo o melhor futebol do mundo. Quando exibiam alguns campeonatos europeus. Hoje, necas! Só sabem do Neymar. Ou de algum brasileirinho que se destaque “no estrangeiro”.

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    Sim, o EI quando tinha os campeonatos nacionais europeus de futebol nem sabia que o nordeste existia; hoje mesmo ainda chama o futebol da Europa de “melhor futebol do mundo”; se lá é o melhor futebol do planeta, o que eles exibiram no domingo com o intermunicipal da Bahia é o que então? Sobre a exaltação aos brasileirinhos é algo extremamente forçado; não consigo assistir a um jogo só para ver um jogador, seja ele da Macedônia, do Japão ou do Brasil. O que vale é a transmissão e muitas vezes deixam de lado a qualidade para ficar nessa babaquice.

  • Roberto Almeida disse:

    Você disse:

    “… Não gosto de alguns profissionais que trabalham por lá, que parecem às vezes querer impor suas opiniões na base do grito e da falsa polêmica…”

    Prezado, mas 98% da classe dos jornalistas é assim: criam realidades paralelas e falsas verdades únicas. A polêmica é a pauta, não os fatos.

    Está ficando muito chato assistir/ouvir/ler programas/reportagens sobre esporte.

    A violência está nas arquibancadas e nas distorções das informações.

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    Penso como você Roberto; por mais que possa parecer muito, infelizmente é por aí mesmo na quantidade de jornalistas que preferem as polêmicas do que as notícias de fato. Mas acho que, como leitor/ouvinte/espectador, não podemos perder a oportunidade e a capacidade de nos indignarmos com o que acontece. Não dar audiência a esse tipo de jornalista e tentar filtrar o máximo o que é bom e o que é ruim. Obrigado pelo comentário e volte sempre!

  • Luiz Carlos disse:

    Esse tipo de “comentarista” comenta para o povão e o povão não tem muito senso crítico, então esses “comentaristas” fazem a festa.

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    Pois é Luiz Carlos, muitos comentaristas gostam de fazer populismo barato. Mesmo nos esportes olímpicos, fazem ufanismo, fingem que apóiam, mas na verdade não cobrem o esporte como deveriam. Nossas TVs são mestres nesse tipo de comportamento, principalmente as abertas. Obrigado pela visita, pelo comentário e volte sempre!


  • Enquete

    • Qual clube corre mais risco de rebaixamento?

      Veja Resultados

      Loading ... Loading ...