PostHeaderIcon Hipocrisia Dupla



A Seleção Brasileira Feminina de Handebol venceu o Mundial Feminino da categoria ao bater a Sérvia na casa da adversária. Foi um feito histórico mas não tão inesperado devido ao bom desempenho recente da seleção em grandes competições. No Mundial de 2011 em São Paulo e nas Olimpíadas de Londres ano passado o time mostrou grande evolução. Não sou um especialista na área, mas é bem claro que a presença de um técnico estrangeiro, no caso o dinamarquês Morten Souback, e o fato da maioria das jogadoras da Seleção atuarem na Europa fez com que a equipe evoluísse de forma bem interessante. brasil handebol feminino bola parada

Dito isso é bom que fique bem claro que esse título não é “nosso” ou do Brasil, como se isso fosse algo próximo de uma apropriação. O brasileiro, de modo geral, gosta de fazer com que as glórias de muitos esportistas se tornem suas. Ao contrário, quando algum atleta não vence ou fracassa em qualquer modalidade, nós temos o hábito de rotular ou até ridicularizar a partir de um resultado negativo, coisa que pode acontecer com qualquer atleta de qualquer país.

Outro hábito bem brasileiro é o desprezo por qualquer modalidade que não seja o futebol. Em relação ao handebol, já tratei desse assunto neste TEXTO. Até semana passada a maioria dos canais esportivos que não transmitiram o Mundial relegaram ao décimo plano a cobertura do torneio. Com o título deste domingo, a coisa mudou completamente. Até em programas claramente voltados ao futebol, como o Bate-Bola da ESPN Brasil, houve um espaço grande dedicado à modalidade antes desprezada. Bato nesta tecla pois a já citada ESPN, o Sportv e o Fox Sports tinham como pelo menos dar mais atenção a este Mundial, já a mais tempo. Preferiram esconder o torneio, já que não tinham direitos de transmissão. Portanto, para mim, ficar fazendo muita festa agora cheira à hipocrisia.

O Esporte Interativo, como já tinha dito no outro texto, merece os parabéns pela cobertura. Ao comprar os Mundiais Feminino e Masculino a algum tempo mostrou intenção de acreditar na modalidade. Pode até ser um pouco criticado por não ter dividido os direitos para os concorrentes, mas pensando em termos capitalistas e no frio terreno da briga entre as emissoras, fez o certo ao valorizar a sua própria transmissão. Só fica estranho nesse sentido, alguém depois vir criticar apenas a Globo por ser “monopolista”…EI bola parada

Mas o que me incomodou no EI nesse caso do handebol, é o uso do esporte para continuarem com a choradeira pelo fato de não entrarem nas operadoras de TV por assinatura Sky e Net. Até mesmo o Juca Kfouri deixou de lado o futebol (e o Corinthians) em seu blog para fazer propaganda para que o “pobre” EI pudesse ser mais visto. Não duvido que as operadoras façam jogo duro para a inclusão do canal. Mas não é possível ver o canal como “santo” nessa história principalmente depois de ler este TEXTO, escrito pelo Marco no começo do ano no site Tevezona. É bom dizer que ele esperou a resposta do pessoal do canal sobre este assunto e ninguém se dispôs a atendê-lo; ou seja, no mínimo podemos suspeitar que o EI trabalhou com a Claro nessa questão da Copa do Nordeste. Pensando novamente em termos capitalistas, Sky e Net possuem alguns motivos para não acreditar no EI como parceiro.

Mesmo em um momento de título esportivo não nos vemos livres de diversos atos de hipocrisia por parte da mídia. E acho que não devemos deixar que isso passe em branco, aceitando tudo que nos é passado. O EI só “vendeu emoção” com a transmissão do handebol pois possuía os direitos. Se não os tivesse preferiria exaltar a NFL, ou mesmo o Futebol de 7, caso estivesse passando. Quem ficou de fora da festa, agora tenta entrar, embarcando na onda. O jeito é ver tudo que acontece com certa distância, valorizando os momentos e se emocionando por si só e não apenas pelas palavras muitas vezes vazias de quem transmite.

Share Button

12 Respostas para “Hipocrisia Dupla”

  • Marco disse:

    O título foi bonito e merecido. O Morten e a experiência que as jogadoras adquiriram na Europa foram fundamentais para a enorme evolução do handebol feminino.

    O Esporte Interativo é uma empresa e visa o único interesse de seus sócios, assim como as demais emissoras. Se ela não entra nas grandes operadoras, em grande parte é culpa própria: exibe produtos de 5ª categoria, faz transmissões amadoras, atua como representante da Claro TV, conta com profissionais de baixo nível, etc…
    O espectador não é obrigado a entrar nessa briga. Eles que se resolvam. E chega de mi-mi-mi no meio das transmissões.

  • Eu concordo com o texto mas discordo em alguns pontos: Que eu saiba a Claro TV e a Net são a mesma empresa pois tem o mesmo dono ou seja no minimo o E+I devia estar na Net,a SKY eu entendo ele não estar no pacote pois o canal se comporta muito como “garoto-propaganda” da Claro….e estranho na Copa do Nordeste o E+I fez intensa divulgação da Claro mas até agora com o E+I Nordeste só a OI TV e duas operadoras pequenas tem o canal….

    E uma pena que a final do Handebol foi usada como “massa de manobra” pro andré criticar sky e net por não incluírem o E+I em vez de ele só se concentrar em narrar o jogo….

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    Fernando, justamente pelo fato do negócio das operadoras serem meio nebulosos, o EI não pode ficar com essa ladainha de “coitadinho”; para entrar em algumas das operadoras não teve problema, mas todas elas possuem seu lado “estranho”, então não é problema de quem assiste uma briga empresarial de duas empresas que buscam lucro.

    Outra coisa que ficou faltando falar no texto: E a cobertura da “emissora do esporte olímpico do Brasil”? Pelo que sei na hora do jogo do Brasil a Record estava exibindo o Tudo é Possível…Isso é que é apoio ao esporte nacional…

    Aproveito e desejo a todos que leem o blog um Feliz Natal, com muita saúde e paz!

  • Daniel disse:

    Algumas perguntas que ainda tenho sobre esse canal.

    1 – O que vão mostrar no segundo semestre?
    2 – Para resolver a questão 1, eles poderiam tentar investir nas Séries C e D. Mas vejo como utópico, não?
    3 – É Esporte Interativo Nordeste ou FUTEBOL Interativo Nordetes? Porque só estão martelando em Copa do Nordeste e Campeonatos Estaduais de Futebol, e as outras modalidade?

    Além dos problemas já citados em outras colunas (Encontrei o site hoje, minha primeira visita e gostei, continuem com o bom trabalho em 2014!), sobre esse canal,
    me espanta muito a “metamorfose ambulante”, antes era um canal que primava o futebol europeu, e agora vai pro futebol nordestino. Isso tudo tem haver porque perderam os principais campeonatos europeus ou é só coincidencia?

    Abraços, e um feliz ano novo aos responsáveis pelo site! Até 2014

  • Marco disse:

    Oi Daniel
    Sobre suas perguntas: O EI não divulgou nada sobre o 2º semestre.
    Também acho difícil o canal investir na Série C ou D.
    Li que pretendem inserir outros esportes no EI NE. Mas nada foi divulgado ainda, é só promessa.

    De fato as escolhas do Esporte Interativo parecem mais “falta de” que opção por. O Bellator é outro evento que o EI vai perder em 15. E aí vão arrumar um primo pobre pro lugar.

    Obrigado pelos votos, ótimo 2014 pra você. Espero que vire visitante fiel.
    Abraço!

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    Olá Daniel, obrigado pelo comentário e volte sempre! Como o Marco disse, o EI tenta vender a imagem de grande apoiador do esporte, mas pelo menos na maioria de sua programação é igualzinho aos outros que critica. De modo geral a grade do canal é fraca, com programas infantiloides e com conteúdo discutível. No caso da entrada nas outras operadoras, tenta vender a imagem de coitadinho, o que para mim não faz sentido e é bem forçado. Um abraço e Feliz Ano Novo!

  • Daniel disse:

    E eis que o canal entrará na Claro TV (minha operadora) no próximo dia 14 (o twitter oficial da Claro anunciou)

    Eles devem estar brincando, vão cobrar 9,90 por um ÚNICO canal. Vai ser degustação até o dia 06/03. Após isso, quem quiser terá que desembolsar 10 dilmas. Coitadinho do canal hein?

    É ruim hein? Feliz ano novo!

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    O Marco me falou isso Daniel, estranho fazerem essa cobrança, mas certamente deve ser para pagar o valor que os “coitadinhos” do EI querem cobrar. Você pensa em ter esse canal? Feliz Ano Novo e volte sempre!

  • Luiz Carlos disse:

    Perfeito este texto, parabéns.

    Infelizmente nossa imprensa esportiva virou muito oportunista, se eles não tem os direitos de transmissões eles nem citam, mas como a seleção ganhou eles fizeram um puta barulho.

    E isso vale pras rádios também, eu moro em SP e aqui agora virou rotina aos finais de semana a Rádio Bandeirante e a Jovem Pan transmitirem futebol internacional, mas isso já vai acabar no próximo final de semana com a volta do paulistão. Na Radio globo, na escalada do Globo esportivo, eles dão noticias sobre vários esportes, Rugbi, Handebol, Volêi, Tênis… aí vc escuta o programa esperando as noticias dessas modalidades, mas vc só vai ouvi-las no final do programa e é só uma “materiazinha” de uns trinta segundos e olhá. lá.

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    Obrigado pelo elogio Luiz Carlos! O fato é que o Brasil não leva a sério os outros esportes, só o futebol é debatido exaustivamente. Nessa questão de espaço, como falei acima em outro comentário, a TV Record poderia ocupar esse espaço, reservando um tempo decente aos chamados “esportes olímpicos”, mas preferiram fazer apenas ostentação da Olimpíada de 2012 e nada mais.

    Nas rádios entendo ser um pouco mais difícil essa condição; muitas delas só transmitem futebol no chamado “tubão”, sem ir aos estádios; imagina então outras modalidades…Mas sua lembrança não deixa de ser válida.

    Obrigado pela visita, pelo comentário e volte sempre!

  • Daniel disse:

    Alexandre, como falei, adoraria ter o canal, mas para minhas condições, não vale a pena pagar 10 reais a mais num ÚNICO canal. Sem falar, que por hora ele só vai valer durante 6 meses né? (não se sabe o que vai ter no segundo semestre) Na boa, não vale a pena pagar.

    Outra dúvida pertinente, porque só na Claro TV que eles tanto anunciaram que tem que pagar? Na Oi TV e nas outras operadoras, não houve acréscimos….

    Sobre outros esportes, a ESPN, resolveu transmitir um torneio Internacional de Handebol Masculino, mas o delegou ao fantasmas ESPN+ que quase ninguém tem. Legal…

    Esperar para ver, o canal entra na grade na 2a feira a noite e fica para degustação até o dia 06/03. Depois disso, só desembolsando 10 mangos 🙁

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    Com certeza Daniel é algo bem duvidoso pagar por um canal com conteúdo ainda insuficiente; também não pensaria em pagar por ele.

    A ESPN tem colocado muitos eventos na ESPN +, meio que forçando as pessoas a assinarem para tê-la, o que acho um desrespeito, pois inclusive são eventos bons, que são deslocados para lá de forma indiscriminada.


  • Enquete

    • Qual clube corre mais risco de rebaixamento?

      Veja Resultados

      Loading ... Loading ...