PostHeaderIcon A Derrota dos Pretensiosos



Não sou torcedor do Galo, mas não torci contra. Achei que passaria pelo Raja e perderia diante do Bayern. Mas, diferente de muitos analistas e palpiteiros esportivos, nunca achei que a semifinal seria uma formalidade. Cada jogo é um jogo. E o futebol já nos deu centenas de exemplos de que não se ganha na véspera. É uma lição antiquíssima!

Acontece que muitos de nossos clubes, e 95% da imprensa esportiva, continuam acreditando na lenda do “futebol arte”. Especialmente na hora de enfrentar equipes da África e Ásia. Canso de ouvir comentários do tipo:
“Vamos botar eles na roda” … “Vamos botar a bola no chão e partir pra cima” … “Eles não sabem nada, é tudo Mané” … “Vai ser de 5×0 pra cima”.
mundial de clubes
Essa não foi a atitude do Atlético, do Cuca ou de seus jogadores. Mas é impossível não se influenciar pelo meio externo. Ainda mais quando todos (torcida e imprensa) já debatiam a melhor forma de enfrentar o Bayern. Tolos e pretensiosos. Já foi o tempo em que enfrentávamos times quase amadores e dávamos nosso show de habilidade e técnica. Hoje se joga futebol em todo o mundo. E bem! Mas muitos insistem no discurso de 50 anos atrás. Arrogantes e prepotentes. Perdem e continuam arrogantes.

Nossa imprensa boleira, salvo raras exceções, não vê qualidades em nossos adversários. Muitos nem acompanham o futebol “do estrangeiro”, exceto um jogo do Barça ou que conte com um brasileirinho talentoso. Se resumem a dizer que o Atlético jogou mal e perdeu. Perdeu para o vento. O Raja (ou o Mazembe) é um time de totó, só com bonecos sem rosto.

O Atlético, como já falei antes, deveria ter disputado, pra valer, o campeonato brasileiro. Mas como é hábito por estes lados, ficou “treinando” por 5 meses. E facilitou a vida, e o título, do rival, Cruzeiro. Perdeu a chance de conquistar um título brasileiro. Perdeu do Raja. Está perdendo o técnico Cuca. E deve perder alguns jogadores para 2014.

O Bayern está folgado na liderança da Bundesliga. Deve ser o campeão. Deve vencer o Mundial de clubes. Tem boas chances na Champions. Sem esquecer a Liga da Alemanha. Mas, coitado, não ficou 5 meses “treinando”. Que triste!

O mais grave é que, caso um clube brasileiro vença a Libertadores, teremos o mesmo filme em 14. E em 2015, em 2016, 2017… Vão cometer os mesmos erros. São muito pretensiosos e arrogantes para aprender. Lamento pelo Atlético, mas estou muito feliz pela derrota dos pretensiosos.

* * * * *

Também estou muito feliz pelos que defendem apenas os torneios mata-mata. Espero que todos assistam a final entre Bayern e Raja.

Share Button

3 Respostas para “A Derrota dos Pretensiosos”

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    Dentro de campo o principal erro foi terem vendido o Bernard e não terem reposto à altura. Acharam que o limitado Fernandinho daria conta do recado e não chega nem perto. O elenco do time foi supervalorizado, acharam que Alecsandro, Neto Berola e outros seriam o suficiente para encarar o torneio. Achei de uma covardia incrível o Alexandre Kalil praticamente jogar a culpa toda no Cuca, dizendo que a negociação dele com a China atrapalhou; ora, se tivesse ganho ninguém falaria isso.

    Sobre a arrogância dos nossos clubes e da mídia não é nenhuma novidade. Parece que ninguém lembra do fato que todos os jogos dessa semifinal do Mundial foram complicados para os brasileiros. Em relação aos clubes, existe um misto de salto alto e apreensão sobre a chance de dar um vexame, portanto na maioria dos casos os times jogam mal. Mas pelo visto esse comportamento não mudará, afinal “somos brasileiros, eles que devem respeitar a gente” (frase típica dos pretensiosos e arrogantes).

  • FABIOTV disse:

    Olá, tudo bem? Na realidade, o Atlético Mineiro teve muuuuuuita sorte na conquista da Libertadores. Gols nos últimos minutos. Cobrança errada de pênalti do time adversário no minuto final do jogo. Há um limite para os “milagres”. Sobre a Portuguesa e Fluminense: que VERGONHA!!!!!!! Aproveito a oportunidade para desejar Boas Festas. Abs, Fabio http://www.fabiotv.zip.net

  • Alexandre Rodrigues Alves disse:

    Concordo com o Fabio, a cota de sorte do CAM foi exagerada na Libertadores. Sobre a questão da Portuguesa voltaremos ao tema. Agradeço pelo desejo de Boas Festas do Fabio, que você e sua família tenham muita saúde, paz e felicidades!


  • Enquete

    • Qual clube corre mais risco de rebaixamento?

      Veja Resultados

      Loading ... Loading ...