PostHeaderIcon A hora da temporada européia



Vai começar em setembro a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, com a entrada das maiores potências do continente. Sem dúvida é o melhor e mais bem feito campeonato de clubes do mundo, até porque a concorrente “similar” nas Américas, a Libertadores, fica devendo em muitos aspectos, começando no aspecto de promoção, mas isso é assunto para outro post.

Evidentemente nem todos os times que jogam ali são de primeiríssima linha, mas penso que todo certame tem de contrabalançar agremiações poderosas com equipes mais fracas. Por isso mesmo, em que pese o componente político da medida, penso ser correta a divisão de clubes na última fase eliminatória, pensada na gestão do atual presidente da UEFA Michel Platini, colocando os campeões de países de menor tradição para se enfrentarem, fazendo com que os terceiros e quartos colocados de países maiores duelem entre si, mantendo a essência do nome do torneio, com a presença de mais campeões nacionais na fase mais aguda da disputa.UEFAlogo

Mas mesmo um torneio tão reconhecido tem um erro grande, que é o calendário que leva até à final, que nessa temporada 2013/2014 será disputada em Lisboa, Portugal. A decisão será no dia 24 de maio de 2014. apenas a 19 dias do começo da Copa do Mundo do Brasil. Não sou daqueles que acha que a Copa é o evento soberano no mundo do futebol; os clubes hoje em dia, na maioria das vezes, conseguem produzir melhor futebol do que a maioria das Seleções. A Copa virou um grande evento que, no meio de várias “fan fests”, tem um ou outro jogo um pouco melhor. Mas reconheço a magia de uma ocasião esperada a cada 4 anos até por pessoas que não gostam ou não acompanham tanto futebol, por isso penso que as Seleções no pré-Copa poderiam ter ao menos 1 mês de preparação, para tentar garantir um melhor nível aos jogos. Em relação à Liga dos Campeões, ela poderia ter o descanso de janeiro/fevereiro um pouco encurtado e fazer com que a final não fosse obrigatoriamente no final de maio.

De toda maneira, o campeonato europeu é uma ocasião especial para quem gosta de futebol e já tivemos uma mostra na disputa da Supercopa entre Bayern de Munique e Chelsea. O time alemão ainda deixa muitos espaços na defesa, principalmente por ter jogado sem o volante Schweinsteiger e com a opção de Guardiola de jogar com uma dupla de volantes diferente à frente da área (Kross e o improvisado Lahn). Mas tendo mais a bola e com boa atuação de Ribery não merecia perder a partida, ainda mais pela pressão que fez durante a prorrogação, fazendo o goleiro Cech do Chelsea trabalhar bastante. O time inglês, agora com a volta do José Mourinho, mostra-se perigoso, com muitos jovens e terá ainda a presença do meia brasileiro William e do grande centroavante Samuel Eto’o, vindos do Anzhi da Rússia, montando assim um grande elenco. O jogo foi muito bom e a emoção dos pênaltis dá uma boa expectativa para a temporada europeia que está começando.

Abaixo darei alguns palpites sobre quem avança às oitavas de final nos grupos que foram sorteados quinta-feira (29/8). Uma análise mais completa será publicada próxima à primeira rodada, que será realizada a partir de 17 de setembro. Podem cobrar o editor, caso os palpites sejam errados…

GRUPO A: Passam Manchester United e Shakthar (pela ordem), com Real Sociedad na Liga Europa (outro time do grupo é o Bayer Leverkusen).

GRUPO B: Classificam-se Real Madrid e Juventus, com Galatasaray na Liga Europa (outro time do grupo é o Copenhaguen).

GRUPO C: Passam Paris Saint Germain e Benfica, com Olympiacos na Liga Europa (outro time do grupo é o Anderlecht).

GRUPO D: Bayern de Munique e Manchester City avançam e o CSKA fica na Liga Europa (complementa a chave o Viktoria Pilsen).

GRUPO E: Chelsea e Schalke 04 se classificam e o Basel vai à Liga Europa (outro time da chave é o Steua Bucareste).

GRUPO F: Passam Napoli e Borussia Dortmund, com o Arsenal caindo para a Liga Europa (Olympique de Marselha fecha o grupo).

GRUPO G: Atlético de Madrid e Zenit avançam e o Porto fica na Liga Europa (completa a chave o Austria Viena).

GRUPO H: Barcelona e Milan confirmam a vaga com o Ajax na Liga Europa (Celtic também participa do grupo).

Share Button

2 Respostas para “A hora da temporada européia”

  • Marco disse:

    Discordo de alguns dos palpites. Tipo o Milan e Napoli. Ou os times do mundo russo. Como gosto de uma zebrinha, acho que um deles pode perder a vaga. Talvez o rossonero

  • Arthur disse:

    Discordo de alguns palpites aí:
    *Benfica vai pra Liga Europa (de novo!) e o Olympiacos avança.
    *Schalke 04 perde a vaga para o Basel.
    *Porto toma a vaga do Zenit.

    Fora isso tá tudo normal…


  • Enquete

    • Qual clube corre mais risco de rebaixamento?

      Veja Resultados

      Loading ... Loading ...